Preço e cotação da Pax Gold (PAXG)

Bitcoin

Comprar PAX Gold (PAXG) é na BitPreço

A PAX Gold (PAXG) é uma stablecoin lastreada em ouro. No mercado de criptomoedas, existe um tipo de ativo digital cujo preço é lastreado em ativos do mundo real. Essa classe de criptomoeda recebe o nome de stablecoin ou, em português, uma “moeda estável”. Embora as mais comuns tenham como base o dólar estadunidense (USD), outras seguem o exemplo da PAXG.

Logo PAX Gold

Comprar PAX Gold vale a pena?

Vale ressaltarmos aspectos importantes sobre a PAXG que podem, ao menos, ajudar cada investidor a responder esta pergunta. A primeira questão é a facilidade de exposição ao ouro.

Apesar do discurso sobre o Bitcoin ser o “ouro digital”, muitos investidores ainda preferem o metal precioso. A maior prova, possivelmente, é a disparidade no valor de mercado entre ambos. Entretanto, o processo de aquisição de ouro pode ser burocrático quando não é feito por um ETF ou outro instrumento financeiro.

No caso da PAXG, o investidor tem acesso fácil e direto ao ouro por meio de plataformas de negociação de criptomoedas. Imagine adentrar a BitPreço e, da mesma forma que se adquire Bitcoin, Ethereum e outras criptomoedas, também seja possível comprar PAX Gold. Muito esforço é economizado ao não precisar aprender a usar uma plataforma totalmente nova, bem como estudar as diferentes formas de aquisição de ouro.

Em outras palavras, é um caminho digital e nada burocrático de adquirir ouro. Falando em adquirir ouro, outro traço interessante da PAXG é a possibilidade de liquidar as stablecoins por ouro físico em algumas casas de custódia físicas. Assim sendo, além da comodidade de possuir ouro em seu formato digital, também é possível trocar pelo metal precioso físico de forma fácil.

Também é importante observar a validade das reservas da Paxos Trust Company. Conforme já foi dito, as reservas foram auditadas, garantindo que a stablecoin é totalmente lastreada por ouro. Assim, no que diz respeito a reserva de valor, a PAXG é uma alternativa viável para aqueles que se interessam em um instrumento com essa finalidade. Concluindo, vale um resumo dos pontos para ajudar a esclarecer possíveis dúvidas:

Acesso ao ouro de forma fácil

basta saber utilizar uma exchange de criptomoedas para adquirir PAXG;

Stablecoin auditada

tendo em vista os riscos que uma stablecoin cujo lastro não comprovado pode trazer, as reservas auditadas da Paxos podem dar certa segurança aos investidores;

Reserva de valor

aos investidores que ainda acreditam no ouro, a PAX Gold pode ser uma alternativa viável.

Como funciona a criptomoeda PAX Gold (PAXG)?

Nessa página da BitPreço, você vai aprender mais não só sobre a PAXG, como outros assuntos relacionados a ela. Temas interessantes são stablecoins, como funciona o preço da PAX Gold e como é feita a custódia. Em um rápido resumo, os tópicos serão:

  • O que é uma stablecoin - uma visita à história das stablecoins, seu surgimento e como são utilizadas atualmente;
  • O que é PAX Gold - uma definição e os detalhes por trás do conceito de uma stablecoin lastreada em ouro;
  • PAX Gold e preço - tópico dedicado a explicar como funciona o preço da PAXG;
  • PAX Gold vale a pena? - uma pergunta cuja resposta depende de cada investidor, mas a BitPreço vai tentar ajudar na tomada de decisão.

O que é uma stablecoin?

Atualmente, é comum ver instituições se relacionando e até mesmo adquirindo criptomoedas. Contudo, nem sempre foi assim. Os bancos já foram fortes antagonistas das criptomoedas, ainda que hoje não seja incomum ver uma instituição bancária ligada a criptomoedas de alguma forma.

O que é uma stablecoin?

Tendo em vista a postura proibitiva dos bancos, um grande problema era comum: exchanges não conseguiam abrir ou manter abertas suas contas bancárias. Em outras palavras, a ponte que transforma moeda fiduciária em criptomoeda era dificultada. Por exemplo, sem uma conta bancária, não seria possível depositar reais em sua conta da BitPreço — limitando gravemente o serviço.

Foi então que surgiram as stablecoins. Uma stablecoin é uma criptomoeda que tem seu valor pareado com um ativo da vida real. No início, as stablecoins eram pareadas ao valor do dólar. Em outras palavras, uma unidade da stablecoin representava — e deveria estar lastreada por — um dólar na vida real.

Desta forma, uma stablecoin atuava como uma ficha em um cassino. A moeda estável simula o valor que o usuário detinha em moeda fiduciária, driblando o obstáculo imposto pelos bancos. Foi com o propósito de disseminar a adoção das criptomoedas que as stablecoins surgiram.

Stablecoins hoje

Entretanto, o cenário atual das stablecoins é um pouco diferente. Alguns investidores observam uma stablecoin também como uma forma de resguardar suas economias. Considerando a atual situação do real, por exemplo, um investidor pode querer armazenar suas economias em Paxos Standard (stablecoin lastreada em dólar da Paxos) para “dolarizar” seu patrimônio em vez de manter todo o dinheiro na moeda nacional.

Dependendo da stablecoin, a prática pode ter um risco considerável. Isso porque, caso o lastro não esteja garantido, é como se o investidor estivesse guardando dinheiro de mentira. Nesse caso, o propósito de ter uma criptomoeda estaria derrotado.

De qualquer forma, fato é que diversos instrumentos surgiram considerando esta nova realidade das stablecoins. Poupanças, serviços de empréstimo e outros instrumentos financeiros comumente oferecidos por bancos foram disponibilizados por meio de plataformas de moedas digitais. As moedas estáveis ganharam um novo propósito.

Nesse cenário, propostas diferentes surgiram. Stablecoins passaram a ser lastreadas não só pelo dólar, como também por diferentes moedas fiduciárias, e até mesmo por commodities — como o ouro. Foi então nesse novo cenário das stablecoins que surgiu a PAX Gold. Mas antes de abordar a PAX Gold, vale recapitular:

Stablecoins surgiram como “coringas”

uma forma de representar o dinheiro fiduciário dentro de uma plataforma de criptomoedas;

1

Forma de reserva de valor

um mecanismo para “dolarizar” o patrimônio em países cuja moeda nacional apresenta instabilidade;

2

Surgimento de novos serviços

as stablecoins deram vida a novos instrumentos financeiros, alguns deles descentralizados, acessíveis fora de um banco;

3

Novas stablecoins são criadas

uma vez que investidores buscam moedas estáveis como forma de proteger suas economias, outras stablecoins surgiram para atender a este propósito, como a PAX Gold.

4

O que é PAX Gold?

Conforme já dito anteriormente, a PAX Gold é uma stablecoin lastreada por ouro, criada na blockchain do Ethereum — sendo padrão ERC-20. Em outras palavras, seu preço acompanha as variações do ouro. Mais precisamente, uma unidade de PAXG representa uma onça troy, equivalente a 31,10 gramas de ouro.

A custódia do ouro é feita pela Paxos Trust Company (https://www.paxos.com/). Além disso, vale ressaltar que cada onça troy é retirada de barras de ouro da London Good Delivery. As reservas de ouro são auditadas, garantindo que todas as PAXG emitidas tenham lastro em commodities reais. Trata-se, então, de uma forma de investir em ouro sem custos adicionais.

PAX Gold (PAXG) e preço

Como a PAXG é uma stablecoin, ela deve necessariamente seguir o preço do ativo com a qual é lastreada. Ou seja, a PAXG equivale ao preço da onça troy de ouro. É uma moeda digital que segue as flutuações de preço fora desta esfera.

De qualquer forma, é possível acompanhar seu preço pelos canais comuns que agregam dados de criptomoedas. O custo de aquisição também não envolve o valor gasto em custódia. É uma forma de exposição ao ouro, mas sem a necessidade de envolvimento na custódia.

Abra sua conta e venha comprar PAX Gold: a criptomoeda lastreada em ouro!

Abrir Conta